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Que palavras-chave fazem parte de uma boa estratégia de Marketing Digital, isso todos já sabem. Mas, você já se perguntou por que elas são tão importantes?
Afinal, é sempre dito que é preciso trabalhá-las de maneira inteligente para conseguir ter resultados verdadeiramente satisfatórios.
Quer descobrir por que as palavras-chave são tão importantes e como elas precisam ser trabalhadas para conseguir resultados para o seu site? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
A importância das palavras-chave para o Marketing Digital
Palavras-chave são termos de uma ou mais palavras que representam o assunto de um conteúdo ou página da internet. Ou seja, elas agem como uma espécie de “base” sobre um determinado conteúdo.
Essas palavras são aquelas que os próprios usuários do Google buscam na barra de pesquisa. É utilizando o termo pesquisado que a plataforma compara os milhares de conteúdos na internet, trazendo ao usuário o que mais se adequa a sua busca.
Dentro do Marketing Digital, a função desses termos é guiar a otimização de um site, página e até de redes sociais, com o intuito de gerar mais leads por meio de uma busca orgânica.
É por intermédio das palavras-chave que um site ou página pode ter, ou não, um bom ranqueamento no Google. Por isso, é preciso sempre levar em consideração fatores essenciais que permitam ao seu público-alvo encontrar o seu conteúdo – e, por consequência, sua marca e a solução que oferece – com mais facilidade.
Como se faz a definição de palavras-chave?
Um mesmo problema pode ser pesquisado de diversas maneiras diferentes. Portanto, é preciso saber definir palavras-chave que sejam efetivas para que o seu público seja capaz de encontrar a sua solução.
E é aqui que existe a necessidade da criação de uma persona. Conhecer quem realiza as pesquisas no Google faz com que a comunicação entre a empresa e o cliente seja mais assertiva.
Quando você entende o que o público procura, é mais fácil direcionar sua estratégia de Marketing Digital.
Mas, como se define as palavras-chave para serem utilizadas?
Quais são as características de boas palavras-chave
Na hora de selecionar palavras-chave, é preciso focar também em suas características. Avalie essas em três principais atributos: volume de busca, dificuldade de ranqueamento e intenção de compra.
Volume de busca
Volume de busca representa quantas vezes a palavra-chave é pesquisada no Google. Plataformas como SemRush e Ubersuggest tiram uma média diária de volumes, o que vai lhe permitir identificar qual termo pode ser melhor para trabalhar.
Porém, é preciso avaliar a maneira que as palavras-chaves serão utilizadas e se elas estão de acordo com o objetivo e metas do seu negócio.
Além disso, também é preciso considerar a concorrência. Utilizar termos com alta visibilidade, mas que também estão sendo usados por empresas de grande porte poderá, muitas vezes, prejudicar o seu ranqueamento.
Dificuldade de ranqueamento
A dificuldade de ranqueamento se refere a quão difícil é uma palavra-chave ranquear bem no Google. Ela leva em conta tanto a utilização do termo quanto as vezes que este termo é procurado no motor de busca.
Por isso é importante perceber que nem sempre a palavra-chave mais abrangente é a que será a mais eficaz. Às vezes, um volume menor de buscas pode significar um melhor ranqueamento.
Intenção de compra
A intenção de compra refere-se à intenção de quem está procurando os termos no Google.
Por trás das palavras colocadas na barra de pesquisa, sempre há a intenção de algo por parte do usuário. Por isso é importante usar termos que estejam a par com essas intenções.
Se o seu objetivo é vender, é necessário usar termos mais específicos para tal. Veja este exemplo:
- Como fazer bolo de cenoura;
- Preço de bolo de cenoura.
Perceba que a primeira palavra-chave é capaz de atrair um maior público, sendo perfeita para aumentar a visibilidade do negócio e captar possíveis leads. Já a segunda demonstra uma maior intenção de compra por parte do usuário.
Então, basta colocar palavras-chave relacionadas ao meu negócio que tudo vai dar certo?
Usar palavras-chave não é tão simples quanto parece.
Elas precisam ser trabalhadas de maneira estratégica dentro de um conteúdo. Saber torná-las orgânicas é um grande desafio.
Além disso, não basta apenas que o termo esteja presente. É preciso que todo o conteúdo seja relevante para que o Google identifique a sua página como algo que realmente vai sanar o problema para o usuário.
Fora que, quanto mais rico for o material que você dispõe, maiores serão as chances do seu lead identificar você como uma referência no assunto.
Por isso, palavras-chave são tão importantes
Como vimos ao longo do artigo, as palavras-chave são parte crucial dentro de uma estratégia eficaz de Marketing Digital, já que é por meio delas que o possível lead irá encontrar o seu conteúdo e entrar em seu funil de vendas.
É claro que, para conseguir tal fim, é preciso saber trabalhá-las. Quanto mais relevante e bem trabalhado é um conteúdo, mais fácil será dele ranquear bem no Google.
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